WhatsApp também tem etiqueta
Por Composé / 02.06.2015
O aplicativo WhatsApp conquistou a preferência do brasileiro. Seja para uma simples conversa com o amigo, seja para reunir grupos e familiares, o programa de mensagens para smartphone pode, e deve, ser usado, mas, assim como em outras redes sociais, o bom-senso é fundamental no momento das trocas de mensagens
WhatsApp também tem etiqueta
O aplicativo WhatsApp conquistou a preferência do brasileiro. Seja para uma simples conversa com o amigo, seja para reunir grupos e familiares, o programa de mensagens para smartphone pode, e deve, ser usado, mas, assim como em outras redes sociais, o bom-senso é fundamental no momento das trocas de mensagens. Confira algumas dicas:
- Pense antes de postar uma mensagem, vídeo, foto, evitando constrangimento ou arrependimento.
- Verifique as horas antes de enviar a mensagem. Nem muito cedo, nem muito tarde.
- Se for gravar a mensagem cuidado para não gritar. Use a voz de forma suave e com uma mensagem clara. E, lembre-se, que nem sempre quem a recebe pode ouvir naquele momento ou local.
- Os vídeos são bem-vindos, desde que usados com moderação. Além do peso da mensagem, quem recebe ainda gasta os créditos da internet para baixar.
- Cuidado ao enviar correntes de mensagens. Elas podem conter vírus e você estará propagando entre seus grupos. Além disso, já estão ultrapassadas.
- A comunicação por emoji – ícones e desenhos que representam emoções -, devem ser usados com parcimônia. Às vezes, é até difícil identificar o que uma pessoa quer dizer ao empregar muito essas imagens divertidas.
- Lembre-se que nem sempre quem recebe a mensagem pode respondê-la naquele instante.
- Não custa lembrar que o ambiente profissional tem regras próprias que também valem para o uso dos aplicativos de mensagens instantâneas durante o expediente. Use o horário livre para checar o WhatsApp.
- E respeite o horário comercial para mandar mensagens profissionais. Isso evita que pessoas sejam incomodadas no seu horário de descanso.