Concentração no trabalho
Com tantas coisas para fazer em um mesmo dia, às vezes se concentrar em uma só fica complicado.
Com tantas coisas para fazer em um mesmo dia, às vezes se concentrar em uma só fica complicado. Com a preocupação em entregar tarefas na maior velocidade possível, as pessoas tendem a fazer muitas coisas de uma só vez e acabam não prestando atenção em nenhuma delas.
Listamos alguns hábitos para ter maior foco no seu trabalho, seja em pequenas, médias ou grandes empresas. Confira abaixo:
Mude o seu cenário:
Entenda que a sua vida no trabalho vai além de suas obrigações dentro do escritório. Sempre que for possível, saia do ambiente de trabalho e procure realizar as suas atividades em locais mais inspiradores para você.
Ajude seu gerente a te ajudar:
Não fique esperando que as coisas venham até você. Em vez disso, seja pró-ativo, ofereça novas sugestões e soluções para os problemas da companhia. Não fique reclamando sobre as suas tarefas se algo não está te agradando. Marque uma reunião e fale sobre o seu descontentamento, procurem encontrar juntos - você e seu gestor - uma boa saída para o problema.
Leve sempre uma caneta e um bloco com você:
Se você anotar as coisas constantemente, não vai se esquecer de tudo o que precisa fazer. Faça listas ou pequenos lembretes para cada uma das suas tarefas diárias e procure estabelecer um cronograma para realizá-los. Criando uma rotina, fica mais difícil se esquecer das tarefas que você tem por terminar.
Superestime o tempo que você leva para fazer as coisas:
Para que a sua rotina de trabalho seja bem organizada, é essencial que você cumpra horários. Mas, para ajudar a estabelecer uma boa meta de serviço, é interessante reservar para as tarefas mais tempo do que elas realmente vão levar para serem feitas. Desta maneira, você consegue pensar com mais clareza e se sente menos pressionado.
Encontre uma esquema de trabalho que sirva para você:
A maneira de lidar com as tarefas de trabalho varia de pessoa para pessoa. O ideal é encontrar um esquema que funcione para o seu método de trabalho e para as tarefas que você precisa realizar. Este esquema pode ser montado da seguinte forma: termine primeiro as tarefas mais demoradas resolvendo os problemas externos ou qualquer outra maneira adequada para o seu método de trabalho.
Celebre o seu sucesso:
Cada conquista sua deve ser comemorada e, se possível, não supervalorize as frustrações que você enfrenta no dia-a-dia. Pessoas frustradas, em geral, se sentem mal com seu próprio trabalho. Revise regularmente as conquistas que você teve no trabalho e tenha ideia do quanto você é valioso para a companhia.
Trabalhe com parceiros:
Para se manter nos eixos e não se desviar do propósito principal da empresa, ter um parceiro ou uma equipe comprometida com os mesmos objetivos é uma boa saída. Quando mais de uma pessoa se dedica a conquistar algo, mesmo as dificuldades que aparecem no meio do caminho são enfrentadas com mais facilidade.
Escolha uma carreira pela qual você se interessa:
Mesmo quando temos uma grande quantidade de tarefas, elas são realizadas com mais determinação se nós gostamos delas. Trabalhar com algo que você gosta trará mais motivação para realizar um serviço bem feito.
Procure ajuda:
Se você perceber que, independentemente da técnica usada, não consegue se concentrar nas suas tarefas, peça ajuda para os seus colegas de trabalho, para o seu gerente e, até mesmo, para um profissional. Muitas vezes, a falta de atenção pode representar problemas mais sérios.