O uso do celular no trabalho
Por Composé / 20.07.2015
Aquele barulho de celular em modo silencioso na reunião acaba atrapalhando a fala do seu colega? Imagina que isso pode atrasar muitas decisões.
Aquele barulho de celular em modo silencioso na reunião acaba atrapalhando a fala do seu colega? Imagina que isso pode atrasar muitas decisões. Hoje é inevitável, todos temos esse aparelho que ajuda, mas às vezes acaba atrapalhando.
Passar o tempo todo conversando ou trocando mensagens, falar alto ou escolher um toque barulhento são apenas alguns dos erros que os profissionais cometem ao utilizar o aparelho dentro da empresa.
Assim, para não cometer mais falhas, separamos 5 regras de etiqueta para usar o celular no ambiente de trabalho sem atrapalhar seus colegas:
- Mantenha-o no silencioso: Nenhum dos seus colegas de trabalho é obrigado a conviver com seus toques telefônicos escandalosos ou o barulho irritante de teclas enquanto você troca mensagens. Esse tipo de coisa desconcentra qualquer um de seu trabalho. Por isso, ao chegar no ambiente de trabalho, coloque seu celular no silencioso ou em modo vibratório.
- Use apenas para ligações importantes: Não utilize o telefone celular para ligar para seus pais ou amigos a cada dez minutos. Isso faz com que as pessoas se distraiam do que estão fazendo, além de interromper seu próprio trabalho. Prefira utilizar o celular apenas para ligações de emergência e assuntos que realmente não podem ser adiados.
- Envie as ligações para a caixa de mensagens: Se por algum motivo você não puder levar seu telefone com você a algum lugar no escritório, garanta que todas as ligações serão encaminhadas diretamente para a caixa de mensagens. Mesmo que esteja no modo vibratório, ainda é muito irritante para os seus colegas ouvir – ou sentir, se o celular estiver na mesa – o aparelho vibrando insistentemente.
- Encontre um local reservado para fazer suas ligações: Ainda que não haja problema em falar ao celular durante seu expediente, não há razão para discutir assuntos pessoais na mesa de trabalho. Por isso, o ideal é que você encontre um ambiente mais reservado, onde você possa conversar mais a vontade, sem obrigar os colegas a fingirem que não estão ouvindo o que você diz.
- Evite levar o telefone às reuniões: A não ser que você esteja esperando ligações referentes ao trabalho ou com algum problema grave de família, o ideal é deixar o telefone guardado durante as reuniões. Não há nada mais desagradável para os seus colegas do que a necessidade de disputar sua atenção com mensagens, ligações e até mesmo os aplicativos de jogos e redes sociais.