Iluminação

Por Composé / 18.08.2015
Iluminação

 A iluminação indireta cria uma atmosfera mais aconchegante, porém é a escolha da lâmpada que faz toda a diferença.

Um sofá confortável e uma manta quentinha parecem ser a dupla perfeita para curtir a casa nos dias frios. Nem ela, no entanto, é capaz de criar um cenário aconchegante se a luz ambiente for daquelas chapadas, de escritório.

 A iluminação indireta cria uma atmosfera mais aconchegante, porém é a escolha da lâmpada que faz toda a diferença. "Em ambientes onde a ideia é proporcionar conforto e suavidade, a preferência deve ser por lâmpadas com tonalidade amarelada, em vez das muito brancas", ensina Livia Gomes Fantini, coordenadora da área de iluminação para lâmpadas de consumo da Philips. "O amarelo confere essa sensação gostosa porque remete à aparência do fogo, a luz mais natural que existe", completa. 

 

Em geral, quartos e salas de estar contam com uma claridade mais branda, que deve transmitir tranquilidade. Nesses cômodos, o ideal é evitar as luzes diretas, que podem causar uma sensação de ofuscamento. A iluminação deve ser uniforme e indireta.  O efeito pode ser obtido a partir do uso de luminárias e abajures com filtro de acrílico ou vidro fosco que, bem distribuídos, não só promovem uma luz difusa, como também tornam o ambiente mais elegante. 

 

Créditos:

Projeto: Ludmila Sodré e Monica Cupertino 

Fotos: Camila Bapstitin