Design e natureza contra o estresse

Por Composé / 03.09.2015
Design e natureza contra o estresse

Como uma tentativa de oferecer, de forma simples e natural, uma alternativa ao estresse físico e mental, a Fabrica, um coletivo de pesquisas de comunicação do grupo Benetton

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, na correria dos dias atuais, é um desafio que move diversas mentes criativas ao redor do mundo. Como uma tentativa de oferecer, de forma simples e natural, uma alternativa ao estresse físico e mental, a Fabrica, um coletivo de pesquisas de comunicação do grupo Benetton, criou um objeto feito para o ambiente de trabalho que promete melhorar o bem-estar durante as horas úteis da semana.

Concebido por Fiona O’Leary e com design colaborativo de Giorgia Zanellato, o Statera– palavra grega que significa equilibrio – é um objeto que traz dois vasos de cerâmica equilibrados em uma estrutura de metal interligada a uma base de pedra. Além de ser um charmoso porta-trecos para o escritório, a peça lança mão das propriedades naturais de algumas espécies verdes para criar um ambiente mais agradável e melhorar a produtividade.

Ao unir plantas complementares, é possível alcançar resultados práticos. Enquanto a hortelã-pimenta tem o poder de aumentar a agilidade e melhorar a memória com seu odor, o philodendron garante a produtividade ao combater as toxinas liberadas pelas redes informatizadas de computador dos escritórios.

De forma geral, a presença de plantas é positiva durante as horas de trabalho, pois o simples fato de desviar um pouco a atenção já é capaz de aliviar o cansaço – isso sem falar na purificação do ar ao redor. Statera busca unir tais propriedades a um estudo botânico mais aprofundado e, é claro, a belas formas para os olhos.

 

Fonte: Casa Vogue