Escada: qual modelo escolher?

Por Composé / 09.09.2015
Escada: qual modelo escolher?

Com tantos formatos e materiais existentes atualmente fica até difícil escolher qual modelo de escada ideal. E se não bastasse o formato da escada, temos que pensar também nos modelos dos degraus, o material e também não podemos nos esquecer do corrimão

Com tantos formatos e materiais existentes atualmente fica até difícil escolher qual modelo de escada ideal. E se não bastasse o formato da escada, temos que pensar também nos modelos dos degraus, o material e também não podemos nos esquecer do corrimão . afinal, todos estes itens são de extrema importância no produto final. Os materiais mais diversos: concreto, pedra, madeira, ferro, vidro, porcelanato, mármore.. e alguns deles podem ser usados tanto nos degraus quanto nos corrimãos.

Combinações que resultam em vários resultados. No entanto, além da beleza temos que pensar na segurança. 

 

Formatos de escadas:

 

Escada em linha reta:

essa é o tipo de escada que primeiro vem à mente: uma escada reta que vence o desnível sem que o usuário mude de direção, em apenas um lance. É possível ainda que haja um patamar intermediário de descanso em uma escada reta, dependendo do desnível que a escada está vencendo.

 

Escada em L:

A escada em L é da mesma família das escadas retas, com a diferença que há uma mudança de direção a 90 graus para um dos lado. Pode haver um patamar quando existe essa mudança ou essa mudança pode ser gradual, com degraus em leque, como é comum em escadas de prédios residenciais ou sobrados antigos.

 

Escada em U:

Essa escada também é da mesma família das escadas em linha reta, e é dos modelos mais confortáveis. É quando a escada possui um patamar intermediário e ao chegar nesse patamar há uma mudança de direção para o sentido oposto. É importante  lembrar que esse patamar não deve estar sempre exatamente no meio da escada para configurar uma escada em U, ele pode estar nos primeiros ou últimos degraus, dependendo do projeto.

 

Escada curva ou circular:

São as escadas que possuem uma curva, mas não há eixo central em torno da qual escada circula dando voltas. São extensas as variações de escadas curvas, pois existem muitas possibilidade diferentes de arcos. É clássica do filme “E o vento levou”

 

Escada caracol ou helicoidal:

são as escadas que possuem , em geral, um eixo central em torno do qual os degraus estão orientados, como raios de um circulo. As clássicas escadas caracóis de pré moldados em concreto talvez sejam o exemplo mais difundido desse tipo. O interessante da escada caracol é que ela cabe em espaços pequenos. A desvantagem é que elas não são muito confortáveis. 

 

Fonte: Decor Salterado